Dispositivos de Recalque.

O projeto de um sistema de hidrantes e mangotinhos é definido de acordo com a aplicabilidade do sistema, em função da área construída e da ocupação e todos os sistemas devem ser dotados de dispositivo de recalque, consistindo de um prolongamento de mesmo diâmetro da tubulação principal, com engates que sejam compatíveis com os usados pelo Corpo de Bombeiros.

O dispositivo de recalque deve ser preferencialmente do tipo coluna, onde houver impossibilidade técnica o dispositivo de recalque pode ser instalado no passeio público(calçada).

O dispositivo de recalque deve ser instalado na fachada principal da edificação, ou no muro da divisa com a rua, com a introdução voltada para a rua e para baixo em um ângulo de 45º e a uma altura entre 0,60 m e 1,50 m em relação ao piso do passeio da propriedade. Sua localização sempre deve permitir que uma viatura apropriada para o recalque da água fique próxima, a partir de uma rua com o livre acesso dos bombeiros.

Para a proteção do dispositivo de recalque deve ser instalado em um abrigo que proteja os componentes contra atos de vandalismo e as intempéries do tempo, a junta de união tipo engate rápido pode ser soldada e possuir uma válvula de retenção. Ainda o abrigo deve ter identificação visual com a inscrição “Incêndio”, para que seja identificado rapidamente.
Este tipo de dispositivo pode evitar e auxiliar no combate a incêndio em caso de sinistro e suas indicações e orientações estão prevista em instruções técnicas do Corpo de Bombeiros.

INSCREVA-SE

ASSINE
NOSSA
NEWSLETTER

Siga a Cfsistemas