Proteção contra Incêndio em esteiras
transportadoras.

Setores que escoam alto número de produtos geralmente usam correias transportadoras no processo por uma razão primordial: menor custo. A economia na utilização de correias transportadoras vem da eliminação do uso de caminhões e da estimativa de vida útil das mesmas.

Entretanto, o fogo representa um perigo real nos sistemas de transporte por esteiras além dos compostos de borracha utilizados na manufatura das esteiras tornarem muito complexo o processo de extinção de chamas. Invariavelmente todas as causas de incêndio em correias contam com uma mesma característica: aumento de temperatura de forma brusca.

Diversas ações podem ser implementadas para reduzir os riscos de incêndios. As causas de incêndios em esteiras geralmente podem ser prevenidas com o uso de equipamentos, maquinário e monitoramento seguro e moderno.

Alguns exemplos práticos são: detectores de calor, protetores e sensores, sistemas de inundação, rede de sprinklers, canhões monitores entre outros equipamentos. Além disso, é importante incorporar a manutenção preventiva e preditiva à dinâmica de trabalho, implantar gerenciamento de riscos e padrões de segurança eficazes.

O fato é que não há uma única solução para todos os casos, mas sim uma série de ações a serem implementadas em cada um deles, envolvendo técnicas de manutenção preventiva e preditiva.

INSCREVA-SE

ASSINE
NOSSA
NEWSLETTER

Siga a Cfsistemas