Saiba mais sobre o Canhão Auto Oscilante
e suas aplicações.

O canhão monitor auto-oscilatório é um tipo importantíssimo de equipamento que está presente em muitos sistemas fixos de combate à incêndios. Sua principal vantagem é permitir que a água que sai de um ponto fixo seja distribuída de forma alternada. O canhão auto-oscilatório é capaz de utilizar a pressão do próprio sistema para realizar movimentos horizontais e assim espalhar a água em uma área maior sem que haja necessidade de um operador.

O canhão pode ser portátil ou fixo, posicionado em direção às chamas que precisam ser combatidas ou áreas que devem ser resfriadas o canhão é alimentado com água da rede de incêndio e a pressão da própria rede fará com que o canhão se movimente. Durante o processo podem ser feitos ajustes no ângulo do canhão com facilidade, na maior parte das vezes sem que seja preciso nenhum tipo especial de ferramenta.

Hoje no mercado, é possível encontra canhões auto oscilantes que são capazes de operar tanto com água como com espuma e modelos de esguicho capazes de realizar o trabalho de sucção da espuma apenas com a pressão negativa formada pela passagem do fluxo de água por um venturi.

Os canhões deste tipo geralmente são encontrados facilmente em diferentes tipos de locais, como por exemplo refinarias, usinas de açúcar e álcool e diques, plataformas de carregamento. Podemos ressaltar o caso das usinas de açúcar e álcool, conforme a revisão da consulta técnica do corpo de bombeiros do estado de São Paulo, CT-37, todos os silos horizontais para armazenagem de açúcar a granel devem possuir canhões monitores auto oscilatórios instalados internamente, com vazão de trabalho mínima pré-determinada e com quantidade suficiente para realizar a varredura de toda a área de armazenagem.

Auxiliando a eficiência de um sistema de combate à incêndios, o canhão auto-oscilante é, sem dúvida, uma excelente opção de equipamento de combate a incêndio.  Por possuir tamanho compacto, permite que seja armazenado com facilidade, e por ser capaz de trabalhar sem a presença de um brigadista, realizando um movimento de varredura e distribuindo melhor a água quando está em uso, o canhão auto-oscilante é um excelente acréscimo para o sistema da maior parte das empresas.

INSCREVA-SE

ASSINE
NOSSA
NEWSLETTER

Siga a Cfsistemas