Proporcionadores de espuma, como funcionam.

Um proporcionador de espuma ou bomba dosadora é um equipamento utilizado para dosar a mistura do líquido gerador de espuma (LGE), com a água de incêndio.Os proporcionadores de espuma normalmente, são fabricados em latão ou em bronze, sendo que os modelos PL servem para vazões nominais de 150 até 2,500 LPM. Neste tipo de equipamento, cria-se um vácuo através do fenômeno conhecido como tubo de Venturi e o LGE é proporcionado através de um orifício.

Os proporcionadores que trabalham com tanque diafragma ou bomba de LGE, por exemplo, podem trabalhar com fluxos de até 20.000 LPM, dependendo do diâmetro e pressão. 
Os proporcionadores podem ser fabricados para trabalhar com os diversos os tipos de LGE, inclusive para aplicações de alta expansão. O LGE normalmente é armazenado em tanques estacionários, que podem ser do tipo diafragma ou atmosférico, dependendo do projeto do sistema. Após o proporcionamento, a solução de água espuma sofre agitação no ponto de aplicação (câmara de espuma ou canhão monitor por exemplo), antes de ser aplicada contra o incêndio.

A Cf Sistemas conta em sua linha de produtos com a exclusividade da bomba dosadora de espuma Firemiks recebe um fluxo de água em seu motor hidráulico e gera uma movimentação circular proporcional ao rotor que é transferida para a bomba através dos acoplamentos de acionamento direto. A concentração é bombeada dentro da saída do motor hidráulico, fazendo, assim, a dosagem.

INSCREVA-SE

ASSINE
NOSSA
NEWSLETTER

Siga a Cfsistemas