NBR 13434 – Projeto de revisão sobre
sinalização contra incêndio e pânico.

Está em discussão dentro do CB-24 um projeto de revisão das partes 1,2 e 3 da ABNT NBR 13434.

A atualização prevê a inclusão de sinalização em nível inferior que aplica uma faixa fotoluminescente contínua e ininterrupta próxima ao piso acabado, evidenciando a rota de saída de emergência.

As portas de saídas de emergência também devem possuir a aplicação de uma faixa fotoluminescente para auxiliar na exposição da saída e ainda há a inclusão de plantas de emergência com layout sobre fundo fotoluminescente indicando as principais saídas e equipamentos de combate a incêndios e alarmes existentes em locais de acomodação de repouso, estadia, como por exemplo, hotéis, leitos de hospitais e similares.

Estão presentes no estudo também a adoção dos principais símbolos da ISO 7010, que torna os ícones universais, facilitando assim a identificação de usuários, e principalmente de pessoas que não conhecem a edificação, assim como, equipes que possam ser acionadas em casos de necessidade.

Assim o Brasil pode se juntar ao um movimento de nações que visam o atendimento universal do direito de informação de modo que símbolos, principalmente de orientação e salvamento, sejam idênticos ou o mais próximo possível, facilitando suas identificações. 

INSCREVA-SE

ASSINE
NOSSA
NEWSLETTER

Siga a Cfsistemas