Supressão de Incêndio por FM200.

O FM200 foi elaborado para atender às necessidades de um agente confiável e efetivo e que, além disso, não prejudique o ambiente. Isso porque o Halon 1301 foi banido pelo “Protocolo de Montreal” por ser seriamente prejudicial ao meio ambiente.

O FM200 é, desde então, o agente extintor mais empregado atualmente em substituição ao Halon 1301, por ser extremamente eficaz em sua atuação supressora de até 10 segundos, impossibilitando a reação química que acontece no incêndio. Além disso, o sistema de supressão por FM200 é listado pela NFPA 2001 e atende aos rígidos parâmetros estabelecidos pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA-US Environmental Protection Agency).

Benefícios

– O agente FM200 detém alta capacidade de extinção, sendo capaz de cessar um incêndio em aproximadamente 10 segundos, pois ele possibilita a interrupção da reação química que faz com que o fogo se prolifere;

– Embora seja um gás, o FM200 pode ser utilizado despreocupadamente em áreas ocupadas por humanos, pois é inofensivo e não-tóxico e não ocasiona problemas à saúde;

– O FM200 possui Potencial de Destruição da Camada de Ozônio igual a zero (ODP=0);

– Ele não é úmido, oleoso ou pegajoso, não deixando nenhum tipo de resíduo ao ser liberado, o que colabora para não avariar nenhum equipamento;

– É um dos agentes de extinção que menos ocupam espaço;

– É listado nas normas ISO e NFPA 2001 e aprovado UL e FM.

Curiosidade Sustentável

Em operação por 15 anos, o impacto ambiental do sistema FM200 é equivalente ao de uma lâmpada de 100 watts acesa por um período similar ou até mesmo a de pilotar um automóvel por 2.400km. O número de cilindros necessários para armazenamento do gás também é menor, o que indiretamente reduz as consequências de aquecimento global, ocasionadas pela produção dos mesmos.

Funcionamento

O agente FM200 fica armazenado em cilindros posicionados próximos ao local a ser protegido e são conectados por uma tubulação de aço a uma rede de difusores interligados, o que possibilita que o gás dos tanques (cilindros) chegue até os bicos difusores.

Ao ser acionado (manual ou automaticamente), o sistema libera o agente FM200 na área em que o mesmo é demandado por meio dos difusores. O volume de gás a ser liberado altera de acordo com os cálculos elaborados previamente pela equipe da cfsistemas.

Principais Aplicações

Justamente por ser classificado como um agente inofensivo, o FM200 pode ser aplicado em qualquer ambiente. Contudo, ele é mais comumente usado em:

– Salas de servidores;

– Salas de painéis;

– Data centers;

– Salas de controle;

– Salas de telecomunicações;

– Centros de processamento de dados;

– Salas de arquivo;

– Bibliotecas e museus, etc.

Apenas uma equipe de profissionais capacitados será capaz de analisar a possibilidade da instalação desse sistema em seu empreendimento e configurá-lo da maneira adequada.

cfsistemas dispõe de profissionais qualificados e experientes para orientar a sua empresa na melhor alternativa e assegurar que seu patrimônio esteja eficientemente protegido contra incêndios.

INSCREVA-SE

ASSINE
NOSSA
NEWSLETTER

Siga a Cfsistemas