Dicas de prevenção de incêndio para sua empresa.

Através da adoção de medidas de segurança simples, você pode prevenir que um incêndio cause perdas materiais e, muitas vezes, pessoais. Afinal de contas, a melhor proteção é a prevenção.

1️⃣ Cuide da manutenção elétrica.

Parte dos incêndios acontece em consequência de curtos-circuitos elétricos. Garanta que todos os fios estejam devidamente isolados e que as máquinas e a rede elétrica estejam livres de “gambiarras”. Não sobrecarregar as tomadas também assegura que curtos-circuitos não ocorram.

2️⃣ Organização e limpeza em dia.

Mantenha as áreas de trabalho sempre limpas e organizadas. Ambientes com acúmulo de materiais, principalmente entulho e sujeiras, são propícios para começar e/ou alastrar um incêndio.

3️⃣ Não fume em áreas proibidas.

Parece óbvio, mas acontece – e muito! Fique atento à sinalização, principalmente se a área em questão for próxima a produtos inflamáveis. Fume apenas nos ambientes autorizados e destinados para isso.

4️⃣ Respeite a sinalização indicativa.

A sinalização é essencial em casos de incêndio – ela indicará as ações a serem tomadas para que as pessoas evacuem o lugar em segurança.

5️⃣ Mantenha os extintores de água longe de equipamentos energizados e produtos químicos inflamáveis.

A água conduz eletricidade e, em caso de incêndio, o extintor com carga de água pode fazer com que alguém sofra uma descarga elétrica ao usá-lo perto de equipamentos energizados. O extintor de água também pode fazer com que as chamas se alastrem.

6️⃣ Treinamento e armazenamento.

Se sua empresa trabalha com materiais inflamáveis e/ou produtos químicos, é importante que todos os funcionários saibam manipular extintores de incêndio, bem como seguir orientações de segurança e armazenamento dos materiais e seus riscos de incêndio. Assegure que todos os produtos tenham ventilação apropriada no local de armazenagem.

7️⃣ Não obstruir acessos!

Extintores são, muitas vezes, a única oportunidade de um combate a tempo de prevenir maiores catástrofes. Por isso, seu acesso deve estar sempre desobstruído. Assegure-se também que o acesso aos painéis elétricos estejam sempre livres, pois ao menor sinal de fumaça ou faíscas, será necessário desativar a energia ou algum outro mecanismo.

8️⃣ Manutenção preventiva e inspeção frequente.

Todos os extintores, mangueiras e hidrantes devem passar por frequentes inspeções, de acordo com as normas ABNT e IT’s aplicáveis, bem como todo e qualquer sistema de proteção contra incêndio. Garanta que os maquinários e equipamentos passem por manutenções preventivas e que se mantenham em bom funcionamento, evitando que superaqueçam e soltem faíscas.

Quais os equipamentos e/ou sistemas que sua empresa possui para proteção contra incêndio? Conte para nós nos comentários! 

INSCREVA-SE

ASSINE
NOSSA
NEWSLETTER

Siga a Cfsistemas