Sistemas eficientes de detecção e alarme.

Uma das tecnologias indispensáveis de combate a incêndio é o sistema de detecção e alarme. Sua missão é identificar o princípio de incêndio no menor tempo viável e com maior segurança, de modo que envie um aviso para os ocupantes da área protegida.
Em áreas de risco, a agilidade na evacuação das pessoas é garantida pelos detectores de fumaça. Dados apontam que até 80% das pessoas morrem devido à aspiração da fumaça em incêndios, bem antes da temperatura das chamas as atingirem.
Os mecanismos de detecção também supervisionam as situações dos sistemas de combate, detectando falhas como curto-circuitos, remoção de dispositivos, etc. O sistema prevê e evita que outros sistemas de combate e até mesmo o Corpo de Bombeiros tenham que ser acionados.

> Como funciona?
Esses sistemas são formados por dispositivos de entrada que emitem alertas para um painel central responsável por acionar saídas de acordo com uma lógica. Os sensores automáticos (de fumaça, temperatura, chama, ou combinado) e os acionadores manuais são os principais tipos de entrada ou disparo.
Existem diversos métodos de aviso, tais como: sinalizadores sonoros ou visuais, mensagens de áudio para evacuação e comando de outros sistemas. Os painéis centrais contam com visores que comunicam sua condição e podem ser organizados de diferentes maneiras. Sua característica principal é supervisionar e ter imunidade a falhas.

> Manutenções
Tão indispensável quanto ter o sistema, é fazer as manutenções preventivas e corretivas, em conformidade com a determinação dos fabricantes e dos órgãos regulamentadores. Atualmente, as normas e especificações são estabelecidas pela NBR 17240 e NFPA 72.

> Aplicações
O sistema pode e deve ser utilizado por qualquer tipo de instalação, sejam elas:
– Risco leve: shopping centers, teatro, cinemas, prédios comerciais, áreas administrativas, museus, etc.
– Alto risco: ramo químico, petroquímico, farmacêutico, alimentício, cosmético, etc.

INSCREVA-SE

ASSINE
NOSSA
NEWSLETTER

Siga a Cfsistemas